segunda-feira, 3 de novembro de 2014

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL


GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL




...quem sabe se comunicar tem poder. Poder de influenciar, transformar, sensibilizar, comover, convencer, esclarecer, agitar grandes lances, firmar sua presença no mundo.
(Lair Ribeiro, 1993)








A comunicação é uma arte, e poucos tem o dom de se comunicar de forma eficiente. Ela é fundamental no mundo organizacional. Calcula-se que um gestor passa 80% de seu dia comunicando-se com pessoas. De fato, grande parte do processo de gerenciamento básico de uma empresa – não pode ser executado sem uma comunicação eficaz. A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa ou de um lugar para outra pessoa ou outro lugar. Dentro das empresas a comunicação toma várias direções de acordo com os objetivos que se quer alcançar, estes objetivos determinam que ferramentas serão utilizadas. A comunicação tem alguns agentes importantes :o Emissor, o Receptor, a Mensagem, o Canal de Comunicação, o Ruído e o Feedback. Todos devem estar funcionando de forma eficiente para que o processo de comunicação seja completo e atinja o seu objetivo. As mensagens devem ser claras e precisas, caso contrário podem comprometer todo o processo de comunicação. Dentro de uma empresa a comunicação pode se apresentar de duas formas, a comunicação vertical, que flui do topo para a base onde a participação dos subordinados é baixa, e a comunicação lateral ou horizontal, que se caracteriza pela comunicação entre membros de diferentes departamentos e entre diferentes grupos de trabalho, a integração que é estabelecida gera uma maior cooperação que facilita atender melhor metas e objetivo. A comunicação deve ser feita de forma assertiva, sem ser agressiva, onde todos os receptores consigam compreendê-la da melhor forma. Devemos ter o cuidado de não gerar conflitos ou mal entendidos.


As organizações vêm se reestruturando ao longo dos anos. Há algum tempo as empresas buscavam atender as suas próprias expectativas sem darem muito valor às necessidades do cliente. Através da evolução tecnológica, surgi novos mercados, aumenta-se a competitividade e após a segunda Guerra mundial (1945 –1950) faz-se necessário o desenvolvimento de novos estudos que foram capazes de estabelecer diferentes conceitos, resultando na quebra de paradigmas do modo de pensar e agir dos administradores, onde o produto ou serviço comercializado nesse segundo momento tem que se adaptar as necessidades e expectativas dos clientes e do mercado. Existem várias ferramentas na comunicação que são utilizadas para identificar e atender as necessidades dos clientes de uma determinada organização. Essas ferramentas constituem a Comunicação Organizacional. A comunicação organizacional deve ser conduzida por um centro de coordenação responsável pelas pesquisas, as estratégias, as táticas, as políticas, as normas, os métodos, os processos, os canais, os fluxos, os níveis, os programas, os planos, os projetos, tudo isso apoiado por técnicas que denotem uma cultura e uma identidade organizacional. (Rego, 1986, p. 105)
Concordo com a importância do estudo da Gestão da Comunicação e de suas aplicações, pois para ser um gestor eficiente e se destacar atualmente no mercado competitivo, é preciso está em constante aprendizado. A comunicação é uma evolução que não para e está em constante movimento.

Fonte: ADM (Chuck Williams)
            CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos

Escrito por Anna Paula Lins

           


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